quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Os sintagmas

Os sintagmas

Sintagma é um conjunto de elementos que constituem uma unidade significativa dentro da oração e que mantêm entre si relações de dependência e de ordem
Organizam-se em torno de um elemento fundamental -  o núcleo.

Podemos ter o Sintagma Nominal  (SN) e o Sintagma Verbal (SV) além de existir os Sintagmas Adjetivais (SA) e os Sintagmas Preposicionados (SP).

Fiquemos com os dois primeiros. Ainda seguindo a lógica do Jacka, o estripador: por partes.



Os Sintagmas Nominais (SN)

Podem ter como núcleo um nome (N) ou um pronome (Pro)  substantivo (pessoal, demonstrativo, indefinido, interrogativo, possessivo ou relativo) por si só o pronome pode constituir o sintagma.

No diagrama arbóreo temos uma estrutura onde tudo se liga a oração. 
Então o esquema O à SN + SV (SP) é transformado em diagrama. O SP fica entre parêntesis pois pode ou não aparecer. Não é um elemento essencial.

O Sintagma Nominal pode vir sozinho ou acompanhado de um determinante e seguido de um modificador, ou os dois ao mesmo tempo.
O determinante (Det) é representado por um artigo, numeral ou pronome adjetivo (ex, as, essas, minhas, duas) mas pode vir acontecer que o determinante seja complexo, até ele tem suas mazelas psicológicas então ele vem acompanhado de algo antes ou depois. Sendo (pré) ou (pós) respectivamente pré determinante ou pós determinante com um elemento base.
Existe uma regra para o determinante: Det à (pré) base (pós)
O Sintagma Verbal (SV)
É um dos elementos básicos da oração. Apresenta a configuração diversificada mas sempre constituída com um verbo (V) o SV só pode ser representado pelo seu núcleo. Mas  em si pode se atrelar outros Sintagmas Nominais (SN) ou ainda um Sintagma Preposicionado (SP) ou um Modificador (Mod).

O Sintagma Preposicinado (SP)

De maneira geral é constituído de uma preposição seguida de um SN.

O SP pode ser de dois tipos também. SPc – acompanha os verbos transitivos e o SPa-  que funcionam como adjuntos.

Está difícil ?

Só piora, não se preocupem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário