Veja o diagrama abaixo
Além dele estar em ordem inversa, o que não influencia nada na sua resolução, só lembrando que altera a ordem do SN e SV, ele possui uns elementos a mais: o MOD do tipo SP e do tipo SA.
Vamos ver o que cada qual. Perceba então a ordem inversa representada no diagrama. O predicado vem antes do Sujeito.
No diagrama abaixo, vemos em tons quentes, epa, lembra das aulas de educação artística? Isso mesmo, cores vermelha, laranja e amarela, vemos o desdobramento de um Modificador do tipo Sintagma Preposicionado, pois existe uma preposição. Assim nele colocamos a baixo do SV de um lado o V e do outro MOD que sai uma haste mais curta que indica o SP. Diretamente do SP sai a Prep e um SN que dará o Det e o N, como no outro exemplo simplificado que postamos.
Já circulado em cores frias, azuis, temos um modificador que "interfere" no SN, então nesse caso ele não tem uma preposição que o reja. Ele é um modificador que dá uma característica, por isso ele é um Modificador Adjetivado. Sai então diretamente do SN que se desdobrará normalmente na outra parte com um Det e um N. Por sua vez o MOD vai dar em um SA que sairá uma haste para um adj.
Lembro aqui que a preposição aparece em conjunto do artigo "a", então é necessário decompor para deixar os dois sozinhos, sendo assim na Oração os indicamos do jeito que são: uma Prep + Det. É necessário indicar da forma que está no exemplo. Toda junção de uma preposição com artigo ou pronome deve ser decomposta dessa forma. As siglas são essas e não podem ser mudadas. Também a disposição das hastes tem que ser rígida e criteriosamente da forma do exemplo.
Muitas coisas ainda são necessárias para termos completo o entendimento de um Diagrama Arbóreo. Porém de forma simples já pegamos o fio da meada.
Lembro aqui que quando o verbo for um verbo de ligação, lembra o que é né?
Os verbos de ligação não
indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre 2
termos: o sujeito e suas características.
Estas características são chamadas de predicativo
do sujeito.
Ex. Maria é inteligente.
O verbo ser não
indica ação, ele está ligando o sujeito (Maria) ao predicativo (inteligente).
PREDICATIVO =
é o termo que modifica o sujeito. O predicativo nos informa alguma
coisa a respeito do sujeito.
inteligente é uma qualidade,
característica de Maria, logo é chamado de predicativo do sujeito.
Os principais verbos de ligação são:
SER= O carro é novo.
ESTAR= João está feliz.
PARECER= Joice parece cansada.
PERMANECER= A moça permanece aflita.
FICAR= Nicole ficou triste.
CONTINUAR= Diana continua feliz.
ANDAR= Cláudia anda nervosa.
in http://www.infoescola.com/portugues/verbos-de-ligacao/
Por terem uma função diferenciada os Verbos de Ligação são indicados com a sigla "Cóp" de Cópula. Não perguntem o motivo de um uso tão indecente... Chomsky quis assim....